25 de fevereiro de 2009

ENSAIO SOBRE A VISÃO

[...]
A
Bíblia Sagrada fala da experiência espiritual cristã como "passagem das trevas para a luz" e anuncia a irrupção do Reino de Deus na pessoa de Jesus. A descrição é clara: "O povo que estava em trevas viu uma grande luz" [cf. 1Pedro 2.9]; e, por essa razão, "aqueles que seguem a Jesus não andam em trevas" [Efésios 5.8]. Quem nasceu de novo, isto é, recebeu o toque do Espírito Santo e acolheu o reinado de Deus em sua vida foi iluminado e passou a ver, como o cego curado por Jesus: "Eu era cego, agora vejo" [João 9.25].
Cristo disse que o olho é a lâmpada do corpo . Assim, se você tiver um olho bom, todo o seu corpo será repleto de luz; mas se tiver um olho mau, tudo em você estará repleto de escuridão . E, continua o Mestre, "caso a luz que está em você seja escuridão, quão terrível será essa escuridão" [cf. Mateus 6.22-ARA]. No judaísmo, "ter um olho bom", um ayin tovah, significa ser generoso; e ter "um olho mau", ou ayin ra'ah, significa o contrário - ser mesquinho. A cegueira é comparada ao egoísmo; a visão, à solidariedade, à compaixão e também à auto-doação voluntária e ao serviço abnegado. Enxergar é servir. Andar na luz é praticar as boas obras, preparadas de antemão para que andássemos nela [cf. Efésios 2.10], e sem as quais a fé é morta.
Contrariando o dito popular que afirma que o pior cego é aquele que não quer ver, podemos crer que a pior cegueira é a cegueira da cegueira. Quem transforma a fé em Cristo numa crença inconseqüente é cego que pensa que vê. E é cego de sua própria cegueira, o que faz dele o pior dos cegos. A distância entre a cegueira e a visão é a mesma que separa a indiferença do engajamento. Quem recebe a graça de ver recebe a missão de servir (grifo do autor do blog).

(Ed René Kivitz. Revista Cristinismo Hoje, Ed. 8 - ano II, p.45)

"Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor" (Efésios 5.8-10-NVI).


Nenhum comentário:

Postar um comentário