24 de junho de 2009

NECESSIDADE DA REGENERAÇÃO

"Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo" (João 3:3)
Jesus apontou a necessidade mais profunda e universal de todos os homens - uma mudança radical e completa da natureza e caráter do homem em sua totalidade. Toda a natureza do homem ficou deformada pelo pecado, a herança da queda; essa deformação moral reflete-se em sua conduta e em todas as suas relações. Antes que o homem possa ter uma vida que agrade a Deus, seja no presente ou na eternidade, sua natureza precisa passar por uma transformação tão radical, que seja realmente um segundo nascimento. O homem não pode transformar-se a si mesmo; essa transformação terá que vir de cima [de Deus].
Jesus não tentou explicar o como do novo nascimento, mas explicou o por quê do assunto. " O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito" (Jo 3.6). Carne e espírito pertencem a reinos diferentes, e um não pode produzir o outro. A natureza humana somente pode produzir a natureza humana; e nenhuma criatura poderá elever-se acima da sua própria natureza. A natureza espiritual não passa do pai ao filho pela geração natural; ela procede de Deus para o homem por meio da geração espiritual.
O destino mais elevado do homem é viver com Deus para sempre; mas a natureza humana, em seu estado presente [em pecado], não possui a capacidade para viver no reino celestial. Portanto, será necessário que a vida celestial desça de cima para trasnsformar a natureza humana, preparando-a para ser membro desse reino.
A preparação humana. Estritamente falando, o homem não pode cooperar no ato de regeneração, que é um ato soberano de Deus; mas o homem pode tomar parte na preparação para o novo nascimento. Qual é essa preparação? Resposta: Arrependimanto e fé*.
Devido à sua natureza, a regeneração envolve união espiritual com Deus e com Cristo mediante o Espírito Santo; e essa união espiritual envolve habitação divina (2 Cor. 6:16-18; Gal. 2:20; 4:5,6; 1 João 3:24; 4:13). Essa união resulta em um novo tipo de vida e de caráter, descrito [na Bíblia] de várias maneiras; novidade de vida (Rom. 6:4); um novo coração (Ezeq. 36:26,27; um novo espírito (Ezeq. 11:19); um novo homem (Efés. 4:24); participantes da natureza divina (2 Ped. 1:4). O dever do crente é manter seu contato com Deus mediante os vários meios da graça e dessa forma preservar e nutrir a vida espiritual.
A pessoa nascida de Deus demonstrará esse fato pelo ódio que tem ao pecado (1 João 3:9; 5:18), por obras de justiça (1 João 2:29), pelo amor fraternal (1 João 4:7) e pela vitória que alcança sobre o mundo (1 João 5:4).

(Myer Pearlman. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, pp. 158-160)

P.S. - *O fato de a regeneração ser uma obra de Deus dentro de nós pela qual ele nos dá vida nova nos faz concluir que é um evento instantâneo. Ocorre uma única vez. Num momento estamos espiritualmente mortos, e depois no outro temos nova vida espiritual da parte de Deus. A mudança se tornará evidente com o passar do tempo em padrões de comportamento e desejos agradáveis a Deus. [...], definimos a regeneração como o ato de Deus de despertar a vida espiritual dentro de nós, trazendo-nos da morte espiritual para a vida espiritual. Sobre essa definição, é natural entender que a regeneração vem antes da fé salvífica. De fato, é essa obra de Deus que nos dá capacidade espiritual para responder a Deus com fé. Entretanto, quando dizemos que ela vem "antes" da fé salvífica, é importante lembrar que elas aparecem tão juntas que geralmente nos parecerá que estão ocorrendo ao mesmo tempo. Assim que nos dirige o chamado eficaz do evangelho, ele nos regenera, e respondemos com fé e arrependimento a esse chamado. Assim, da nossa perspectiva é difícil perceber qualquer diferença no tempo, especialmente porque a regeneração é uma obra espiritual que não podemos perceber com nossos olhos nem mesmo entender com nossa mente.
(Wayne Grudem, Teologia Sistemática, pp. 586-87)


Nenhum comentário:

Postar um comentário