7 de junho de 2009

O CHAMADO EFICAZ


"E aos que predestinou, também chamou;
aos que chamou, também justificou;
aos que justificou, também glorificou."
(Romanos 8.30)

Q
uando Paulo considera a maneira pela qual Deus traz a salvação até nossa vida, ele diz: " Aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Rm 8.30). Aqui Paulo indica a ordem exata na qual as bênçãos da salvação chegam até nós. Embora há muito tempo, antes do mundo ter sido feito, Deus nos tenha "predestinado" para sermos seus filhos e para sermos conforme a imagem de seu Filho, Paulo indica que no atual processo da realização de seu propósito em nossa vida Deus nos "chamou" (aqui nesse contexto, Deus Pai é quem está especificamente em consideração). Então Paulo imediatamente alista justificação e glorificação, mostranto que estas vêm depois do chamado. Paulo indica que há uma ordem definida no propósito de Deus ao salvar (ainda que nem todo aspecto da nossa salvação seja mencioda aqui).
Quando Paulo diz "Aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou (Rm 8.30), indica que o chamado é um ato de Deus. De fato, é especificamente um ato de Deus Pai, porque ele é o único que predestina as pessoas "para serem conformes à imagem de seu filho" (Rm 8.29). Outros versículos descrevem mais plenamente o que é esse chamado. Quando Deus chama as pessoas dessa maneira poderosa, ele as chama "das trevas para a sua maravilhosa luz" (1Pe 2.9); ele as chama " à comunhão de seu Filho" (1Co 1.9; cf. At 2.39) e "para o seu reino e glória" (1Ts 2.12); cf. 1 Pe 5.10, 2Pe 1.3). As pessoas são chamadas por Deus "para ser de Jesus Cristo" (Rm 1.6). Elas são chamadas para "ser santos" (Rm 1.7; 1Co 1.2) e chegam ao reino da paz (1Co 7.15; cl 3.15), liberdade (gl 5.13), esperança (Ef 1.18; 4.4), santificação (1Ts 4.7), tolerância paciente no sofrimento (1Pe 2.20-21; 3.9) e vida eterna (1Tm 6.12).
A doutrina do chamado do evangelho é importante, porque se não houvesse o chamado do evangelho não seríamos salvos. "Como crerão naquele de quem nada ouviram" (Rm 10.14).
O chamado do evangelho é importante também porque através dele Deus dirige-se a nós levando em conta a plenitude de nossa humanidade. Ele não no salva "automaticamente" sem buscar uma resposta da nossa parte como pessoas integrais. Ao contrário, ele dirige o chamado do evangelho a nosso intelecto, a nossas emoções e a nossa vontade. Fala a nosso intelecto explicando os fatos da salvação em sua Palavra. Fala a nossas emoções fazendo um cordial convite pessoal para que o aceitemos. Fala a nossa vontade solicitando que ouçamos seu convite e o aceitemos de boa vontade com arrependimento e fé - convertendo-nos de nossos pecados e recebendo Cristo como Salvador, descansando nele nosso coração no que tange à salvação.
(Wayne Grudem. Teologia Sistemática, p. 579, 582-83)

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